sábado, 22 de outubro de 2011

Plano de trabalho

Atividade 5 do módulo 3

1. Dados de Identificação:
Site: http://www.tiogui.com.br/
Atividade do site: jogo da velha e jogo de dama
Período de desenvolvimento da atividade:1 aula
2. Características sensório-cognitivas exigidas para a realização da atividade:
Raciocínio e percepção visual

3. Habilidade a ser desenvolvida:
Coordenação motora, raciocínio e memória.
4. Objetivos:
·       Proporcionar e desenvolver a percepção visual
·        Interagir com as novas tecnologias
 
5. Conteúdo:
Lateralidade, memória visual, números naturais


6. Desenvolvimento da atividade:
• Em um primeiro momento deixar livre para os próprios alunos interagir e procurar o que ler.
• Após um tempo auxiliar os alunos quanto o site da pesquisa, pois os mesmos são pequenos e precisam de esclarecimento e ajuda.
·                 Explicar aos alunos que podemos jogar diversos tipos de jogos, através do computador.
·      Após a conversa abrir o site do tio Gui e pedir que joguem os jogos de dama, e da velha
7. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia assistiva):
Computadores e tabuleiro do jogo da velha e de damas
8. Estratégias de acompanhamento da atividade:
Acompanhar o desenvolvimento dos alunos de todas as atividades.
Auxiliá-los na pesquisa dos sites.
9. Observações:
Atividade foi muito proveitosa onde a compreensão ficou bem clara, quando estávamos jogando e eu sugeria que jogasse para direita ou esquerda os alunos ficavam um tempo pensando, neste momento pude trabalhar lateralidade e quando avaliei o conhecimento a cerca do que pesquisamos e  estudamos notei que tinha atingido o meu objetivo.
Os alunos reagiram bem houve uma boa aceitação da atividade, despertou o interesse e teve pouca dificuldade. Houve interação, interesse e  uso das possibilidades para realizar a atividade. Foi uma experiência magnífica realizar essa atividade e nos sentimos realizados. E quando jogamos no tabuleiro foi maravilhoso.

esse realmente está quebrando a cuca kkk
Gleguer  é  autista  e adora jogos no computador

o aluno Gleguer muito concentrado no jogo

Uma questão de atitude - a menina do vestido azul

Mensagem refletida pela Professora Esther Bonifácio Dias da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Bairro Campo Novo de Barra de São Francisco, no programa “Encontro com Deus da Rádio Jovem Barra no dia 22/10/2011 – este programa vai ao ar todos os sábados das 15h às 17h

Uma questão de atitude

Texto bíblico para reflexão: Neemias 2.5 “e disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, á cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a edifique”.


A MENINA DO VESTIDO AZUL
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Acontece que essa menina freqüentava as aulas da escolinha local num estado lamentável. Suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo. Assim raciocinou o mestre: "É uma pena que uma aluna tão encantadora venha às aulas desarrumada desse jeito. Talvez, com algum sacrifício, eu pudesse comprar para ela um vestido azul".

Quando a garota ganhou a roupa nova, sua mãe não achou razoável que, com aquele traje tão bonito, a filha continuasse a ir ao colégio suja como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias, antes das aulas. Ao fim de uma semana, disse o pai: "Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este? Que tal você ajeitar a casa, enquanto eu, nas horas vagas, vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, plantando um jardim?"

E assim fez o humilde casal. Sua casa ficara mais bonita que todas as outras da rua, e os vizinhos, inspirados naquela casa, se puseram a arrumar as suas próprias moradias. Desse modo, todo o bairro melhorou consideravelmente. Por ali, passava um político que, bem impressionado, disse: "É lamentável que gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo". E, dali, saiu para ir falar com o prefeito, que o autorizou a organizar uma comissão para estudar que melhoramentos eram necessários ao bairro. Dessa primeira comissão surgiram muitas e muitas outras e hoje, por todo o país, elas ajudaram os bairros pobres a crescerem e melhorarem.

E pensar que tudo começou com um vestido azul. Não era intenção daquele simples professor concertar toda a rua, o bairro, nem criar um organismo que socorresse os bairros abandonados de todo o país. Mas ele fez o que podia, ele deu a sua parte, ele fez o primeiro movimento do qual se desencadeou toda aquela transformação. (Gardel Costa).

Nesta quinta feira, durante o curso de contação de história, quando a Professora Luciana contava essa linda história da menina do vestido azul, fiquei pensando em como uma atitude pode transformar vidas. Muitas pessoas têm sonhos, que elas mesmas não permitem que sejam realizados. Quantas vezes achamos impossível a transformação de um sistema, de uma realidade, de uma vida! Quantas vezes não nos permitimos sonhar por achar impossível estes sonhos.

No que texto bíblico que lemos no início retrata o pensamento de um homem que tinha um sonho de reconstruir a cidade dos seus antepassados, Neemias, extremamente preocupado com o bem-estar dos seus parentes e compatriotas, chorou, jejuou e orou ao Senhor. Ele baseou suas petições nas grandes promessas de Deus, certo da fidelidade de Deus em cumprir a sua palavra. Pediu que Deus estivesse com ele diante do rei da Pérsia. O rei Artaxerxes percebeu a tristeza de seu copeiro, e perguntou o motivo. Neemias explicou a sua preocupação com o povo em Jerusalém.
Neemias não pretendeu fazer a obra sozinho. Precisou da cooperação do povo para edificar as muralhas. Os judeus se mostraram dispostos e começaram os seus preparativos para o trabalho de construção. O pensamento de reconstruir os muros agora se torna realidade, tudo por causa da atitude de coragem de Neemias.

 Os grandes feitos da humanidade partiram também de um pensamento. Todos os grandes ou pequenos movimentos em prol da vida em abundância do mundo partiram de um pensamento . A frase "sonho que se sonha sozinho é somente um sonho, mas sonho que se sonha junto se torna realidade" reflete isso. Também é isto que Jesus Cristo quer nos dizer em tantas historias que nos contou. Ele não somente sonhou como fez acontecer. Ele disse: "Vocês são o sal da terra e a luz do mundo”

O capítulo três de Neemias, na minha opinião, é o mais bonito do livro. A primeira vista, pode não perceber a beleza dele, pois contém uma lista de nomes e detalhes geográficos. Mas estes nomes e referências a lugares mostram como cada família e cada pessoa contribuíram à obra de construção. Uma família assumiu a responsabilidade de edificar um trecho do muro, enquanto outra ergueu o próximo. Do sumo sacerdote e maiorais do povo aos residentes comuns de Jerusalém e de outras cidades judaicas, o povo pôs a mão à massa e trabalhou dia e noite. Neemias comentou sobre este espírito de cooperação: “Assim, edificamos o muro... porque o povo tinha ânimo para trabalhar” (4:6). Quantas vezes falhamos em nosso trabalho diante do Senhor por motivo de desânimo? O dever precisa vencer o desânimo!

Cada atitude nossa, mesmo que pareça pequena e que não dê frutos instantâneos, é importante e traz resultados. Existem sonhos iguais espalhados pelo mundo inteiro. Que possamos sonhar na certeza de que este sonho pode se tornar realidade. Esta certeza nós temos no próprio Cristo que tornou o sonho da nossa salvação realidade.

Depois de duas gerações de empecilhos e desculpas, Neemias e o povo se dispuseram a trabalhar e realizaram a obra em apenas 52 dias! Quantas vezes imaginamos muitos motivos para não fazer o nosso dever, quando o trabalho em si poderia ser realizado em pouco tempo?

Neemias e o povo de Judá aceitaram o desafio e realizaram uma obra importante na construção dos muros de Jerusalém. O professor da nossa história mudou a realidade de uma cidade através de uma atitude de doação.

 Aprendemos muitas lições importantes do bom exemplo deles.

"E difícil reconstruir um bairro, mas é possível dar um vestido azul".
 “A formação de relacionamentos começa com um procedimento e um procedimento apenas: atitude.

E que nesta tarde você que ainda não tem Certeza de Salvação tome uma atitude de aceitar Jesus como seu único e suficiente salvador e verás como esta atitude vai mudar sua vida e de todos que estão a sua volta.






sexta-feira, 21 de outubro de 2011

alfabeto ilustrado


 


 


 
 
 



 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Brincando e aprendendo

Algumas atividades trabalhadas esta semana na sala de AEE

Brincando e aprendendo

Para Vygotsky (1994) citado por OLIVEIRA, DIAS, ROAZZI (2003), o prazer não pode ser considerado a característica definidora do brinquedo, como muitos pensam. O brinquedo na verdade, preenche necessidades, entendendo-se estas necessidades como motivos que impelem a criança à ação. É exatamente estas necessidades que fazem a criança avançar em seu desenvolvimento.

Brincando e Aprendendo

O brinquedo traduz o real para a realidade infantil. Suaviza o impacto provocado pelo tamanho e pela força dos adultos, diminuindo o sentimento de impotência da criança. Brincando, sua inteligência e sua sensibilidade estão sendo desenvolvidas. A qualidade de oportunidade que estão sendo oferecidas à criança através de brincadeiras e de brinquedos garante que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem.

Arte na Reciclagem x Experiencias Educacionais Inclusivas: a festa foi o maior sucesso

Arte na Reciclagem x Experiencias Educacionais Inclusivas: a festa foi o maior sucesso

Projeto Social Espaço da Alegria

Festa do dia das crianças no projeto Social Espaço da Alegria