Estas atividades eu tirei da internet e fiz algumas
adaptações para trabalhar na sala de recurso
TRABALHANDO COM RÓTULOS...
*
Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipientes e embalagens de
produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo, geralmente,
a logomarca da empresa fabricante.
*
Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de
aula.
* Montar
uma caixa com os rótulos, realizando diversas explorações.
* Pedir
que escolham um rótulo:
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
-
classificar quanto ao tamanho, espessura, capacidade, tipos de produtos etc.
* Ao
trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as
cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto,
quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. É importante questionar
os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos: Só para
enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está
escrito? Chamar a atenção de que todas as características apontadas no texto da
embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que
comprem o produto.
* As
embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se constituem em
recurso de grande valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita,
como para desenvolver o espírito crítico do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário